Você está vendo somente a ponta do iceberg


Empresas estão buscando caminhos para se manter competitivas e cada vez mais percebemos que a tecnologia tem sido esse diferencial, através de investimento em BI, WMS, ERP e outras siglas que serão relevantes tanto para grandes corporações, quanto para pequenas e médias empresas.

O investimento em TI já foi algo proibitivo para muitas empresas, tanto do ponto de vista de ativos, quanto de mão de obra especializado. Servidores, equipamentos de rede, cabeamento, computadores, backup e profissionais qualificados para suportar as operações de TI e esses equipamentos, etc.

Porém, a Computação em Nuvem democratizou a TI. Com o modelo de TI como serviço nas suas diversas formas: PAAS, IAAS, SAAS, etc. Clientes de diferentes tamanhos se beneficiam diretamente de tecnologias de ponta por um custo acessível e flexível.

Investimento em ativos ou Gastos operacionais?

Para facilitar essa resposta, vamos mais afundo na análise. Normalmente as empresas avaliam essas alternativas de uma forma rasa e superficial, levando em consideração somente os custos de aquisição dos ativos e esquecendo diversos outros fatores e custos, tais como: Garantia, customização, implementação, manutenção, equipe de TI, treinamentos, atualizações de tecnologia, backup, etc.

Acreditasse que o investimento em ativos, o hardware e licença de software são responsáveis apenas por 10% dos custos, enquanto que os custos ocultos equivalem aos outros 90%. Ou seja, o hardware e software são somente a ponta do Iceberg.

Por outro lado, os gastos operacionais de um TI como Serviço possibilita a expansão e atualização tecnológica, acompanhando o crescimento da empresa de forma estruturada e sem grandes investimentos.

Não espere para ver o que será do futuro da Computação em Nuvem para experimentar os seus benefícios, esse é só o começo da revolução tecnológica que estamos vivendo e ela será a chave para a democratização da TI.


Tags: Cloud Gestão