Como me reinventei profissionalmente na área de tecnologia


O ano era 2017 e estava às vésperas de completar 4 anos de empresa quanto recebi de presente uma carta de dispensa da empresa que trabalhava a essa época. E realmente foi um presente pra mim, profissionalmente estava estagnado e não agregava mais nada para a empresa e muito menos para mim. Os dias se passavam e não me sentia desafiado e muito menos realizado, o trabalho era somente um local para cumprir as minhas horas e o pior, eu não estava percebendo isso.

Como disse Steve Jobs em seu discurso em Stanford:

Você só consegue ligar os pontos olhando para trás […]

E hoje eu percebo que aquele foi o ponto inicial do processo de reinvenção da minha carreira. Após esse fato, pude olhar pra fora daquela bolha que vivia e consegui enxergar novas possibilidades em algo que me trás a felicidade: Escrever código!

Aos 31 anos, seria aquilo a crise dos 30 ou simplesmente um abrir de olhos? Como eu iria fazer essa mudança naquele momento?

Vou mencionar aqui alguns pontos do meu planejamento para fazer essa transição:

Objetivo

Primeiramente defini o meu objetivo, analisei as possibilidades que a carreira em TI tinha e que envolvesse “Escrever Código”. No meu caso, tive sorte de uma mudança nas tecnologias de infraestrutura e a popularização da IaC (Infrastructure as a Code), da cultura DevOps e da Cloud. Bem o meu objetivo seria atuar como DevOps, eu sei que DevOps é a cultura, mas isso é algo para outro post.

Metas

Para definir minhas metas analisei vagas de emprego no LinkedIn e quais tecnologias os recrutadores mais buscavam, isso foi o suficiente para estabelecer como meta, proficiência em Cloud, preferencialmente em AWS, Terraform e Docker. Considero essas ferramentas, a espinha dorsal do meu planejamento.

Prazos

Tão importante quanto o objetivo é o prazo para que isso se realize, no meu caso estabeleci que em até 2 anos queria estar atuando exclusivamente com isso. Acredito que o prazo definido colabora para não deixar os estudos e as metas sempre para depois.

Estudos

Diferentemente do passado onde encontrar conteúdo de tecnologia era uma coisa difícil, hoje a quantidade de conteúdo é muito grande, porém grande parte é muito rasa, o que não é favorável depois de um tempo de estudo. Depois de estudar de forma bem superficial um grande volume de vídeos no YouTube, optei por assinar uma plataforma EAD especializada em tecnologia, foi então que olhei com outros olhos para a Alura. Sem dúvida foi a melhor escolha e utilizo até hoje. O investimento é baixo comparado com o retorno e com a qualidade das produções, sem contar que para algumas tecnologias possuem conteúdo do mais básico até bem avançado.

Comemore

Quando alcançava uma meta, logo me procurava uma forma de comemorar. Em alguns casos a comemoração ocorria também na aprovação em um processo seletivo e normalmente escolhia um local para conhecer com a minha esposa em um jantar. Comemorar é muito bom, comemorar com quem nos apoia é melhor ainda. No meu caso tenho a sorte de ter uma pessoa ao meu lado que me apoiou durante toda essa trajetória.

Revisão

Um plano é muito bom para nos dar um norte, mas não pode ser inflexível. Muitas vezes no decorrer de um trajeto é necessário fazer adaptações e mudar a direção das velas.

Essa não é a conclusão do meu planejamento, depois que se realiza um planejamento de carreira e começa a observar os resultados, novos adendos são criados e o plano melhorado. Estou gostando muito dessa nova fase na minha carreira e das tecnologias com as quais tenho trabalhado, isso só me dá incentivo para continuar estudando e evoluindo.

No próximo texto vou falar sobre os cursos que fiz e um pouco da minha rotina de estudos.

Um grande abraço,

Kleber Tertulino


Tags: Carreira