em
Porque escrevo só em português
Atualmente esta muito comum profissional de tecnologia escrevendo conteúdos majoritariamente em inglês. Isso é muito interessante em dois pontos:
Reconhecimento no exterior
Com a alta demanda de profissionais de tecnologia no mundo todo, não é incomum empresas de diversos lugares no mundo procurar profissionais aqui no Brasil. Outro fator é o valor do dólar, que comparado a nossa moeda está valorizado, isso colabora para que as propostas salariais sejam bem atrativas, sem contar a quantidade de impostos que profissionais CLT acabam não pagando em contratos com empresas no exterior.
Treinar um idioma que não é nativo
A melhor forma de aprender é praticando e para o aprendizado de novos idiomas não é diferente. O fato de escrever nos força a procurar novas palavras, sinônimos e o entendimento da gramática. Como para muitos profissionais a possibilidade do uso de um idioma estrangeiro no dia a dia é muito raro, manter uma prática recorrente de escrita em outro idioma, se torna uma forma de estudo.
Nos dois casos acho válida a justificativa e acredito que se enquadraria muito bem nas minhas necessidades, porém no meu caso uma necessidade ainda mais latente me faz escrever em português:
Compartilhar conhecimento
A educação é o caminho para a mudança de rumos, tanto de um país, quanto de um indivíduo. Não devemos complicar, dificultar ou mesmo impedir a disseminação do conhecimento. O início da minha vida profissional foi em uma empresa de educação, por muitas vezes ministrei aulas onde via pessoas dos mais diversos níveis sociais, querendo aprender e compartilhando conhecimento entre si. Minha mãe se esforçou muito para me dar educação, mesmo me criando sozinha, ela se esforçou e me forneceu o melhor da educação que ela pode, deixando até mesmo de estudar e sacrificando bens que ela poderia ter. Esse esforço dela possibilitou que eu contrariasse as estatísticas e hoje possa dar um pouco do que tenho para quem sabe outros jovens trilhem melhores caminhos.
O conteúdo de tecnologia em inglês é muito maior que no nosso idioma, é extenso, é o berço desse conteúdo. Profissionais mais jovens e muitas vezes mais carentes não possuem condições ou mesmo meios para acessar essas informações.
É por isso que escrevo hoje meus textos em português e não em outros idiomas. Compartilhar conhecimento com o máximo de pessoas possíveis.
E você hoje o que esta fazendo para colaborar com um mundo melhor?
Um grande abraço!
Kleber Tertulino